4 - Trocar ideias

DAC 4 – TROCAR IDEIAS

a
Este DAC surge da necessidade de desenvolver competências ao nível da oralidade, nomeadamente a capacidade de comunicação, de argumentação e de contra-argumentação, assim como desenvolver a cidadania e o espírito-crítico.
Em assembleia de turma, os alunos deverão aprender a respeitar opiniões diferentes e serão estimulados a apresentar uma postura mais interventiva perante o que os rodeia.


1 - TODOS DIFERENTES, TODOS IGUAIS
A partir do livro “Elmer, o elefante xadrez”, que fala de "diferenças" e que é um apelo à tolerância e ao respeito, os alunos puderam dialogar sobre os valores evidenciados na história.
  

  
Depois da explicação e exploração de técnicas de pintura com canetas de feltro, os alunos aprenderam o que são cores quentes, frias e neutras.




2 - O RATO DO CAMPO E O RATO DA CIDADE - PICTOGRAMAS


Após a leitura da fábula de Esopo “O Rato do campo e o Rato da cidade”, os alunos dialogaram sobre a moral da história: “Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações”.
Em seguida, fez-se uma consolidação da consoante R e do dígrafo RR.
Após o reconto da fábula, os alunos produziram um pequeno texto colectivo de acordo com a sequência de acontecimentos da história e escreveram-no no caderno diário.
Aproveitando a temática dos animais, os alunos indicaram qual o seu animal preferido. Após registo no quadro, foi realizado um pictograma gigante (em papel de cenário) com as preferências da turma.