3 - Pôr as ideias em ordem

DAC 3 – PÔR AS IDEIAS EM ORDEM


1 - CONTO E RECONTO


Tendo como ponto de partida a leitura do livro “Corre, corre cabacinha” de Alice Vieira, os alunos fizeram o reconto da história.
  


Depois, dividiram-na nos momentos mais importantes.
Finalmente, e após explicação da técnica de pintura com aguarela, ilustraram esses vários momentos e ordenaram-nos.




2 - GEOMETRIA DIVERTIDA
Esta atividade inicia-se com a introdução da noção de linha aberta e linha fechada, cobrindo as linhas com lãs.
 


Os alunos relembraram que o número de elementos constituintes de um conjunto é representado pelo cardinal.
A pares, e de acordo com o cardinal, os alunos recortaram e colaram o número de elementos adequado, consolidando os números de 1 até 10, através do recorte e colagem de figuras geométricas simples.


Ainda houve tempo para introduzir o conceito de lado e vértice, classificando quanto ao número de lados e de vértices, as figuras geométricas utilizadas. Depois veio a parte mais divertida… cobrir os lados e os vértices com diversos materiais!



_____________________________________________________

Na semana seguinte, a geometria divertida continuou!
  
Foi pedido aos rapazes que se encostassem ao quadro e as raparigas posicionaram-se, em frente a eles, a uma distância de aproximadamente 2 metros.
Depois, as raparigas tiveram de deslocar e recolocar os rapazes de maneira a que ficassem ordenados por ordem crescente de altura.
Depois foi a vez de trocar de posições e os rapazes tiveram de ordenar as raparigas, desta vez por ordem decrescente de altura.

Em seguida, reviram a matéria dada sobre os sinais de maior, menor e igual. Foram colados, no quadro, cartazes com os símbolos e, aproveitando os conjuntos realizados na semana anterior, os alunos foram colocá-los na posição correta e fizeram o registo no caderno diário.


Finalmente, aproveitando as figuras geométricas que tinham sobrado, puderam "brincar" com o número de elementos e a sua relação com os sinais de maior, menor e igual.